sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Impactos do descarte inadequado do óleo de cozinha

        Cada litro de óleo vegetal – de cozinha – descartado incorretamente, ou seja, em redes de esgoto ou no solo, acarreta alto prejuízo para o meio ambiente. Quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo. Para se ter uma ideia do impacto ambiental causado pelo óleo de fritura, cada litro tem o potencial para poluir até 20 mil de litros de água, de acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa.
        Entre os principais efeitos danosos dos óleos ao meio ambiente, estão  dificuldade da passagem de luz na água, retardamento do crescimento vegetal e intervém no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água o que impede a vida nestes sistemas.
         No caso do óleo ser despejado diretamente no solo, a impermeabilização da terra é o primeiro resultado. Dificultando, assim, a passagem da água de chuva e propiciando enchentes.
        Para Franz Souza, diretor de planejamento da Mariano e Souza Ambiental, empresa que realiza tratamento dos efluentes e outros poluentes gerados por diversas instituições, “o óleo e a gordura utilizados em frituras não se misturam com a água, pois são insolúveis. Se o mesmo for despejado na pia ou descartado inadequadamente, os riscos ao meio ambiente são enormes, podendo causar entupimento das tubulações da própria residência ou mesmo das galerias e redes de esgotos”.
        Se isto não for o suficiente para convencê-lo do mal que se faz ao descartar o óleo indevidamente, saiba que ele também provoca o entupimento da rede de esgotos e do encanamento de sua casa, o que pode lhe trazer prejuízos no bolso.

Fontes:1 2 3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário